Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Poker 03 - Fase intermediária - Observações e Manutenção da Stack

Fase intermediária - Observações e Manutenção da Stack

A fase intermediária em STG tende a iniciar nos Blinds 50/100. Neste ponto quatro cenários são possíveis:

1.                      Caiu com mãos como AA e KK;
2.                      Está com menos de 1500 fichas
3.                      Continua com 1500 fichas a 2400 fichas
4.                      Dobrou, triplicou sua stack inicial.

No primeiro caso, mais sorte na próxima vez.
No segundo caso necessita trabalhar suas fichas para chegar bem na fase final.
No terceiro caso, necessita trabalhar suas fichas para chegar bem na fase final.
No quarto caso, a fase intermediária começará mais para frente, mas necessita trabalhar suas fichas para chegar com chances de pegar as melhores posições na fase final.

Está fase é muito importante. Na maioria das vezes se encaixará na  segunda categoria. Em um porcentagem menor das vezes, estará na terceira categoria, e em uma porcentagem muito pequenas das vezes, se encaixará na quarta categoria.

Saber jogar com qualquer quantidade de stack é muito importante. Caso não saiba o que isso significa, por sorte explicaremos abaixo e aumentará suas chances de ir longe em um STG ou MTT.

Trabalhando suas fichas – Manutenção da Stack

Jogando com menos de 15BBs ou menos de 1500 fichas (alguns torneios podem ter uma quantidade de fichas iniciais maior como o Sunday million de 10 mil fichas iniciais).

Se jogou a fase inicial como dizemos, provavelmente deve ter percebido os jogadores mais ativos, menos ativos, mais passivos e mais agressivos. Está é a fase da qual, a manutenção de fichas será baseado nesses jogadores.

Para a manutenção de fichas ter maiores chances de sucesso, é necessário saber onde estão os jogadores, Seguros e Nits (jogadores que jogam poucas mãos, a cada 8 ou mais mãos eles jogam apenas uma ou somente jogam mãos premiuns como TT+ e AQ+). Na manutenção de fichas esses são seus jogadores prediletos.

A manutenção da stack deve ser feita com 40BBs ou menos. A intenção é manter a stack em um tamanho ideal para termos chances de lutar pela maior premiação da mesa, ao invés de lutarmos pelas premiações inferiores.

Os jogadores Nits e Seguros e sua influência  na manutenção das fichas

Eu normalmente marco com as cores amarelo e laranja para esses jogadores. Esses jogadores são excelentes para a manutenção de nossa stack e iremos preferir que eles estejam sentados a nossa esquerda. O motivo disso é que eles defendem poucas vezes seus blinds, nos oferecendo fichas importantes para manter a nossa stack saudável até a próxima fase.

Algumas vezes, irá perceber que, esses jogadores começam a lhe atacar com maior agressividade quando tu tenta roubar os blinds, isso significa que sua imagem para este jogadores está de um jogador muito agressivo, e eles estão de saco cheio de serem roubados.

Alguns deles se tornar agressivos dando 3bet. Jogadores que fazem 3bet ao nosso roubo nos complicam, enquanto outros jogadores tendem a pagar.

Quando eles pagam, é uma resposta inferior a 3bet, e isso nos oferece a possibilidade de ganhar a mão no flop quando eles não acertam nada. Nesta situação em especifico eu tendo a apostar em qualquer flop, pois eu sei que esses jogadores tendem a largar. Se eu sei que é um jogador que tende a não largar em alguns flops, existem certos tipos de flops que são péssimos e outros que são bons para a Cbet.

Flops bons para a Cbet: Axx, Kxx, Qxx, Jxx, qualquer flop menor que T, flops pareados. Nestes flops sempre irei aplicar uma Cbet, independente de qual mão eu tenha.

Flop ruins para a Cbet: QJx, TJx, T98, AKQ. Nestes flops prefiro dar check por trás mesmo tendo Top pair, mas prefiro ser agressivo com mãos como trincas dois pares. Se eu tenho AQ no flop QJx, tendo a ser bem agressivo dando raisers e indo pra cima ao invés de jogar o small ball (manter o pote pequeno).
Este é o jogo que utilizo quando minha imagem está sendo queimada aos poucos.

Quando perceber que sua imagem está ruim, ou seja, muito agressiva e ninguém está te respeitando, então chegou a hora de mesclar seu jogo.

No inicio do torneio tu criou uma imagem de jogador seguro. É assim que seus adversários o veem  no momento. E isso é bom pois, quando chegamos na fase intermediária, seus roubos de blind, suas Cbet, suas 3bets, tendem a ser mais respeitada por causa de sua imagem segura. Quando sua imagem agressiva deixa de ser respeitada é porque seus adversários não o veem mais como um jogador seguro. Neste ponto deve retroceder e ficar um pouco parado até que seus adversários passem a acreditar que voltou a ser um jogador seguro. A vantagem de fazer isso é que, quando perceber que seus adversários não o estão respeitando mais, demorará um certo período até que eles percebam que você ficou seguro novamente. Isso quer dizer que, se receber uma mão premium como TT+ / AK, seus adversários não vão dar crédito pois eles vão pensar que você está sendo agressivo, isso implica que eles tenderão a cometer erros quando você está forte, e a largarem quando você estiver fraco. É Isso que tu quer para a manutenção de sua Stack.

Um detalhe importante é que, toda vez que esses jogadores estiverem nos blinds, não importa minha posição, eu me sentirei seguro para:

Ø     Abrir com qualquer duas cartas, já que esses adversários tenderam a largar os blinds;
Ø     A dar 3bet com maior frequência quando quem estiver nos blinds forem esses jogadores;
Ø     A fazer mais Cbet contra esses jogadores;

A cada 3 vezes que você rouba eles, tu consegue ter sucesso 2 vezes. Isso implica que ao tentar roubar três vezes o valor máximo que pode ganhar é de 4,5BB. Você irá falhar uma vez e irá perder 2BBs ou 2,2BBs. O que quer dizer que, irá adquirir em sua stack +2,5BBs ou +2,3BBs. Pode não parecer muito em 3 jogadas mas em um STG, fará isso umas 45 vezes das quais terá sucesso em 30 e perderá 15.  Oque implica um adicional de 60BBs para sua stack.

E isso fica muito mais interessante. Quando nosso adversário paga, levaremos a mão com uma Cbet no flop  66% das vezes. Mas não será apenas 66% das vezes que irá ganhar o pote com uma Cbet. 33% das vezes é quando seu adversário acerta algo no flop, podendo ser Top pair, Segundo pair, Flush Draw, Straighr Draws ou terceiros pares, o que implica que ele continuará com top pair e draws com maior frequência. Ou seja, estaremos levando o pote com esses 33% de nosso adversário, receberemos até 15% de fold desses 33%. Somando tudo estaremos recebendo algo como 66% + 15% = 81%. Isso quer dizer que a cada 5 vezes que tentarmos roubar o pote iremos levar o pote 3 ou 4 vezes. Vamos fazer uma contas juntos:

Minha aposta de 2BBs + 0,5BBs do SB + 2BBs = 4,5BBs, toda vez que aposto e meu adversário larga no flop para minha aposta de 2,5BBs. Esse é o lucro.

Toda vez que perco, irei perder os 2BBs de meu raise inicial + 0,5BBs do SB + 2BBs do BB + 2,5BBs da minha Cbet = 7BBs

Como eu sei que isso irá acontecer apenas uma vez em quatro, as contas ficam assim:

Ø     Quando eu ganho levando o pote no flop: 4,5BBs x 3 (vezes que levamos com uma Cbet no flop) = 13,5BBs. Se for 4 vezes o resultado é 17BBs.

Ø     Quando eu perco ao apostar no flop : 4,5BBs x 1 (quantidade de vezes que perco fazendo a Cbet) = 4,5BBs

Total : 13,5BBs (o que eu ganho fazendo a Cbet) – 4,5BBs (quantidade que perco fazendo a Cbet) = + 9BBs. Caso seja 4 vezes será de 12,5BBs.

Como pode ver, até mesmo quando seu adversário paga, saímos no lucro utilizando nossa estratégia contra os adversários certos.

É por isso que a manutenção de stack feita de forma adequada funciona tão bem, mas existem momentos ruins para a manutenção da stack que nos obriga a tomar decisões bem diferentes.


Agora vamos iniciar as situações problema em relação a manutenção da Stack.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Poker 03 - Fase intermediária - Observações e Manutenção da Stack Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli