Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sábado, 7 de junho de 2014

Poker 07 - Jogando quando SS (Short Stack)

Jogando quando SS (Short Stack)

Jogar como SS é sempre uma situação desconfortável, mas ela não precisa ser tanto assim. Estamos próximos de cair, mas existem diversos exemplos de que quando se utiliza uma

Aqui  irei dizer como eu jogo como SS.

Primeiramente é que existem diversas formas de ser um Short Stack. Pode ser um short stack com 5BBs, 10BBs, 12BBs, 15BBs, 18BBs, 20BBs e 25BBs. Todos pedem uma estratégia diferente.

Nomenclaturas

Pp = Qualquer par
Br = Qualquer duas cartas maiores que 9
Sc = Cartas conectadas como 87, 67, 56
Sc+1 = Cartas conectadas como 87, 67, 56 + 97, 86, 57

Open Push (abertura direta indo allin)

Como estamos falando de torneio regulares, sendo SS temos oportunidades de recuperar nossas fichas sem se preocupar muito com a subida dos Blinds que sobre devagar.

Um jogador SS vai procurar as melhores oportunidades para dobrar e ter uma chance maior no torneio. Por isso é de vital importância saber contra quem está jogando.

Contra jogadores Nits e Seguros, é complicado querer aplicar uma 3bet allin ou um Re-steal. A razão disso é que, eles possuem um range pequeno de mãos e mesmo que vá allin, suas mãos poderão estar em uma situação complica. Em contrapartida, os adversários que irá preferir, são os jogadores que entram de limp, jogadores agressivos, aqueles com muitas fichas, aqueles que roubam os blinds e o pagador quando quer ser pago e não quando quer roubar os blinds.

Jogadores regulares e bons sabem como jogar contra um SS e raramente oferecem ao SS chances de dobrar.

Outra fator importante que pode lhe render algumas fichas é utilizar a Trap pré-flop com mãos fortes como JJ+ / AK. A razão de eu dizer isso é que alguns jogadores quando aplicar a 3bet/allin ou re-steal, a maioria dos jogadores tendem a largar suas mãos, mas em micro limites poucos jogadores compreendem que quando SS pagam tende a ser problema. Isso quer dizer que alguns jogadores vão apostar e apostar toda vez que fizermos uma trap. Então neste caso, compensa mais jogar por Trap do que Indo allin.
Algumas vezes verá algumas situações da qual jogara sem a necessidade de ver suas cartas, como por exemplo um jogador que rouba muito os blinds.

Em mais delongas vamos lá:

Estratégia com 5 BBs

Vamos analisar as situações:

UTG e Mp = Push com qualquer Ax, Kx, BR, Pp, Sc+1., Q8+
BTN, CO = Ax, Kx, Qx, Br, Pp, Sc+2, J7+
SB = Qualquer duas cartas
3bet x UTG/MP = Pp, AT+, Sc (esse é um range pequeno, mas pode funcionar)
3bet x LP/ SB= Pp, Ax, Br

Como pode ver esse é um range de Push comum pra mim com 5BBs. Não posso permitir que os Blinds passem por mim, quando tenho apenas essa quantidade de fichas. Se os blinds passarem, somando os antes, ficarei com 2,5xBB, e não terei qualquer chances de fold de meus adversários.

Com está quantidade de fichas é muito complicado apenas pagar.

Estratégia de 10 BBs e 12 BBs

A estratégia com 10BBs e 12 BBs é um pouco diferente que a anterior. Ouvimos com frequência que quando chegamos a 10BBs devemos abrir allin direto. Bem, podemos fazer isso, mas também não temos o porque fazer isso em torneios regulares.

Por exemplo, se você acabou de entrar na fase intermediária com 12BBs, ir allin no blind 50/100 é desnecessário.

Quando ir allin, estará arriscando muito para ganhar 1,5BBs. Simplesmente não compensa. Por diversos motivos como:

Ø     Os blinds não representam uma boa porcentagem para nossa stack: Isso mesmo 1,5BBs quando temos 12BBs representa cerca de 13% de nossa stack. O que não é muito bom para nós. Mas se os blinds representassem 20% ou 25% em nossa stack, aqui valeria correr o risco, pois 25% ou 20% de nossa stack é muito mais significativo do que 13%.

Ø     Quando puxar com 12BBs no inicio da fase intermediária (50/100, 150/75, 200/100) não existe motivos para seus adversários te pagarem com mãos fracas, tanto porque, eles não vão arriscar com tanta frequência em Blinds tão baixos. Isso implica que quando receber o call vai estar perdendo na maioria das vezes, exceto quando fizer o allin com mãos fortes.

Se você não tem porque dar puxe direto com os blinds baixos, te sobra a opção de open raise comum. Isso mesmo, irá abrir raise com a intenção de roubar os blinds ao invés de entrar de allin. Eis algumas implicações:

1.                      Você irá roubar os blinds sem ação de seus adversários;
2.                      Você irá receber call;
3.                      Você receberá 3bet.

A primeira não temos o que fazer a não ser coletar 13% a mais para a nossa stack.

Na segunda, utilizaremos a estratégia que traga menos perdas. Muitos jogadores pagam com a intenção de que você como SS continue a apostar quando eles estão na trap, mas em geral em micro limites, os jogadores raramente possuem uma teoria tão avançada o que nos oferece excelentes chances de conquistar 3BBs – 5 BBs com uma Cbet no flop. Dar check em posição não faz mal.

Na terceira posição a saída mais comum é o fold, mas isso vai depender das suas cartas, do vilão e da quantidade de fichas do vilão.

Iremos jogar com essas fichas de forma parecida com a manutenção da stack e assim por diante. O objetivo como sempre é sobreviver e tentar dobrar o quanto antes sem correr muitos riscos. Tenha paciência, eu mesmo já cravei torneios quando eu cheguei a ficar com 1 BB. Paciência é a chave.

Estratégia 12BBs, 15BBs, 20BBs, 25BBs

Quando os blinds estão em 100/50, não tem necessidade de sair roubando os blinds de tudo quanto é jeito. Neste nível de Blinds, não precisamos ficar desesperados pois os blinds representam uma porcentagem muito pequena de nossa stack para tentarmos roubar eles com frequência e sem contar que os blinds de 100/50 não é o mesmo de 200/100/10. As coias mudam conforme os blinds sobem e também quando os antes entram no jogo. Quanto maior o valor dos blinds, maior será o valor dos antes, e quando isso acontece, temos a porcentagem adequada (20%, 25%) que fará enorme diferença em nossa banca, neste caso podemos arriscar mais para levar os blinds e antes.

É claro que estaremos mais preocupados com 12BBs do que com 25BBs, mas no geral jogaremos de forma parecida com 12BBs e 25BBs.

A estratégia é começar a manutenção da stack. Não precisa ser toda hora tentando levar algo, mas pode fazer isso a cada 2x por órbita até os adversários perceberem o que está fazendo, quando eles perceberem é hora de mudar de macha e voltar a jogar de forma mais segura até que eles acreditem na imagem segura para podermos voltar a ser agressivo e fazer a manutenção da stack.

É muito melhor dobrar para 50BBs do que para 15BB ou 22BBs. Com 50BBs podemos escolher como jogaremos.

Com os blinds baixos, não tem motivos para arriscar muito com poucas fichas.

Estratégia 12BBs, 15BBs, 20BBs, 25BBs – Com os blinds altos

Quando falamos altos nos referimos a um tamanho de Blind e antes que começam a fazer diferença em nossa stack. Isso quer dizer que quando os blinds começarem a subir como 200/100/10, 500/250/25 ou 50, a estratégia muda.

Se temos 12BBs, e os blinds estão em 500/250/50, temos no pote 1150 e temos em nossa stack, 6000 mil fichas. A relação Blind com minha stack é cerca de 20%. Agora o risco começa a compensar, pois 20% faz muito mais diferença do que 13% ou menos.

Neste caso, a manutenção de fichas de nossa parte deve ser com maior eficiência do que com os blinds baixos. Se não pudermos dobrar, desejaremos entrar no próximo nível de Blinds com uma quantidade de Blinds parecida quando estávamos no nível anterior, isso quer dizer que se eu estava com 25BBs no nível anterior e não consegui dobrar, eu desejo ter o mesmo número de blinds no próximo nível, e sem a manutenção da Stack isso não é possível.

Se os blinds subirem e eu tenho 25BBs no nível 500/250/50, no próximo nível por exemplo, 800/400/40 eu terei apenas 15BBs. Existe muita diferença na subida dos blinds se mantivermos a nossa stack sem a manutenção das fichas.

Essa diferença de blinds pode não ser muito significante na fase intermediaria, mas fará uma enorme diferença na fase final de um STG ou MTT.

Na fase intermediaria temos poucas implicações em relação ao dinheiro que podemos ganhar, por isso devemos manter uma stack saudável para a parte final do torneio ou STG. Preferimos ir longe e pegar as melhores posições do que cairmos sem levar nada.

Lembrando que a estratégia de jogo está ligada diretamente com sua banca. Por exemplo, se usar uma banca de 0,1% isso quer dizer que poderá jogar uma quantidade absurda de torneios sem muito efeito em sua banca. Poderá arriscar mais, entrar mais em flips com a intenção de ficar grande em 1 ou 2 torneios, mesmo que perca 10 torneios por causa disso. A intenção é que, nessas duas vezes que ficou gigante, ter chances de buscar a melhor colocação no torneio ou STG que compensariam os 10 MTT ou STG de mesmo valor perdido e ofereceriam um lucro muito maior. Por exemplo, Se eu jogar 12 torneios STG de 1,50 (o que não faz nem cócegas na minha banca), isso quer dizer que gastei um total de 18,00 $ se eu ir longe em 2 desses STG, vamos supor caindo em segundo lugar e em primeiro, embolsei 25$ + 17$ = 42$ o que me dará um lucro de 24$.

É por isso que a banca é tão importante. Eu tenho certeza que se 1,50 custasse 1% ou mais de minha banca, eu não jogaria assim. De fato, jogaria mais seguro, pois perder 1,50 faria muita diferença, mas como não faz diferença em minha banca, eu posso jogar de maneira louca ou muito agressiva.

Algumas mãos são difíceis de largar como AK, TT e JJ. As vezes em micro limites, se pegará na parte de fazer a manutenção da stack e encontrará esses tipos de mãos, que são muito, mas muito ruins para quando estamos fazendo a manutenção da stack, principalmente quando somos SS. Manutenção da stack tem como objetivo manter os potes pequenos e levar 2BB aqui, 3BB, 5BBs de lá, com a intenção de manter nossa stack no mesmo nível para entrar no próximo nível com o mesmo número de Big Blinds que no nível anterior. Nosso objetivo não é entrar em um Flip, principalmente quando não precisamos.

Por exemplo, é ruim ir allin contra um open raise de UTG com TT ou AQ, mas é totalmente correto, ir allin com TT e AQ contra aberturas de LP quando não vem de jogadores Nits e nem seguros.

Mas, como estamos fazendo a manutenção de nossa stack, é melhor irmos para o Pós-flop do que ir allin. É claro que isso será feito em muitos casos, como o da trap que expliquei em outro artigo.

Na manutenção de fichas perder 8BBs é melhor do que perder 25BBs, e ganhar 8BBs é pior do que ganhar 25BBs. Se entrarmos em um flip, utilizamos a sorte para dobrar, independente se temos a mão com melhor equidade pré-flop, mas quando vamos para o pós-flop deixamos a sorte de lado, e utilizamos a leitura de mãos.

Pior do que ter poucas fichas é estar fora de um MTT ou STG. Pois fora não podemos fazer nada a não ser analisar nosso jogo e entrarmos em outro STG, mas se temos 1BB ainda temos chances de lutar.


Com o tempo vamos observando quais as melhores situações e porque elas são melhores que outras situações, assim podemos ver quais são os melhores adversários para o call, trap ou 3bet allin.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Poker 07 - Jogando quando SS (Short Stack) Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli