Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Poker - Como jogar na mesa final?

Mesa Final – Como jogar?

Muita gente me pergunta isso. Minha estratégia é bem simples, se você quiser algo profissional, terá que ir atrás do ICM ou de outras formas. O que irei apresentar aqui é tão simples que qualquer iniciante pode utilizar em seu jogo.

Quando chegamos em uma mesa final, a primeira coisa que  deve ser observada, é a nossa stack em relação as outras stacks. Isso é o mais importante.

Existem diversos tipos de stacks na mesa final, mas se resumem a 4:

Ø     Big Stack: Jogadores com mais de 45 Big blinds;
Ø     Stack Médias : Jogadores entre 22 Big Blinds e 40 Big Blinds;
Ø     Stacks pequenas: varia de jogadores com 10 Big Blinds e 20 Big Blinds. 

O jogador com 20 Big Blinds precisa arriscar menos, enquanto o jogador com 10 Big BLinds deve arriscar mais;

As regras aqui são simples. Se for o jogador com uma stack pequena, não terá escolha, a não ser ir para a luta. Sua melhor chance é cair em Sétimo ou lutar para conseguir uma stack Média, para cair entre os 6 Primeiros.

Com 10 Big Blinds não se tem muito o que fazer. Terá que escolher os melhores spots para ir allin, roubar os blinds ou aplica o re-steal allin. Mas não se preocupe terá jogadas que podem te ajudar e formas de dobrar com maior frequência do que não utilizando está estratégia que utilizo.

1.                      Se tiver sorte, jogadores seguros, Passivos e Nits, estarão a sua esquerda, se tiverem conseguirá roubar alguns blinds. Evite os jogadores pagadores, muito agressivos, eles tendem a dar ação quando você não quer.

2.                      Para dobrar, preferirá jogar contra jogadores com uma grande stack, o motivo pra isso é que, eles tendem a querer arriscar mais com mãos mais fracas. O motivo disso é que eles possuem muitas fichas e perder 12 Big blinds para eles não faz muito diferença. Eles acabam arriscando mais com a intenção de te tirar do torneio.

3.                      Jogadores com uma stack média são excelentes para roubar as fichas deles, pois assim como veremos mais tarde, quem perdi mais arriscando na mesa final são aqueles jogadores que possuem uma stack média.

4.                      Jogadores agressivos : Estes são excelentes para fazer Trap. Isso mesmo, se tiver uma mão premium e souber que seu adversário a irá largar caso você aplique um 3bet, o melhor é pagar, pois ele vai apostar no mínimo uma vez no pós flop. Podemos também jogar de forma passiva e ruim, ou seja, aplicando check ou dois checks seguidos. Jogadores regulares e jogadores agressivos veem isso como fraqueza. Se tiver mãos fortes, eles são ótimas vítimas.

5.                      As stack médias são excelentes pessoas para se conseguir uma fichas extras ao roubar os blinds.

Em resumo, se você for um jogador com poucas fichas, você deve partir pro jogo, com a intenção de dobrar o mais rápido possível.

Como podemos ver no dia a dia em nossas vidas, aqueles que tem menos status, dinheiro, beleza, fama, são aqueles que tem que arriscar mais para obter tal posições, e na mesa do poker, funciona da mesma forma.

Não se esqueça, chegou na mesa final, é um dos três menores, cair em nono ou sétimo não faz muita diferença, mas dobrar e lutar pelo sexto, ou terceiro lugar, é muito melhor do que não lutar por lugar algum.

Stack de 22 Bog Blinds

Neste caso, a história muda um pouco de cenário. Com essa quantidade de fichas, deve ter percebido que existem no mínimo um ou dois jogadores em uma situação pior que a sua. Mesmo assim, sua posição não é tão reconfortante.

Essa stack lhe permite lutar pelos últimos 5 Lugares. Isso mesmo, sua melhor posição ao jogar com essa stack pode ser um simples quinto lugar. Sua intenção aqui é bem simples, tem duas escolhas:

1.                      Esperar os jogadores menores caírem ou
2.                      Utilizar da manutenção da Stack;

Na primeira a ideia é esperar que um ou dois jogadores caiam para entrar no jogo, e assim ganhar uma fatia maior da pizza.

Na Segunda, o objetivo é roubar os blinds de jogadores seguros e NITs, e também de stacks médias. Evitando jogadores que podem querer dar ação, como os jogadores com muitas fichas, agressivos, pagadores. Esses são ruins para roubar os blinds, mas são ótimos para fazer uma Trap e conseguir fichas extras.

Sua intenção é ir subindo até ser alguém com uma stack entre 30 Big Blinds a 45 Big Blinds. Está quantidade de fichas, lhe permitirá, a disputar o quinto, quarto e terceiro lugar.

Com 22 Big Blinds, você irá arriscar menos e fará uma manutenção da stack simples, menos complicada do que como um jogador com 10 Big Blinds.

Stack Média – Entre 25 Big Blinds e 45 Big Blinds

Está stack é muito boa. Ela te permite perder algumas fichas enquanto os jogadores com poucas fichas estão no jogo.

Está stack lhe permite aguentar um pouco, e disputar pelos melhores 6 primeiros lugares. Neste caso, não é necessário pressa, quando estiverem restando 6 jogadores é quando os stack médios podem jogar como um jogador com poucas fichas, ou seja, arriscando para pegar uma fatia das três maiores colocações.

Arriscar com essa stack assim que entrar na mesa final, com jogadores com menor fichas não é um bom negócio quando pode conseguir uma fatia maior do prêmio. Se um jogador com stack média dobrar, ele terá o suficiente para disputar os três primeiros lugares.

Uma vez eu acompanhei um jogador na mesa semi final do the Big de 11$ 60 mil garantido. Quando faltavam 12 jogadores, ele tinha 20 Milhões em fichas, o segundo e terceiro lugar estavam com 12 milhões e o outro com 8 milhões. O restante estava menor que 8 Milhões. Tudo que nosso amigo tinha que fazer era, fiar quieto e entrar na mesa final com 18,5 milhões de fichas e ter a chance de disputar os 4 primeiros lugares.

Bem, ele não fez isso, ele continuou agredindo, indo pra cima, colocando pressão, onde não precisava. Moral da história, de tanto agredir, todos começaram a pagar as apostas que ele fazia, não sei se era a primeira vez dele na parte final de um torneio tão importante, mas ele não percebeu este detalhe, e tomou algumas fatiadas enormes. A primeiro perdeu 4 milhões, e na segundo mais 7 milhões, quando ele entrou na mesa final, ele entrou em último em fichas, e caiu em oitavo lugar.

Ou seja, ele arriscou receber cerca de 11 mil dólares, para receber cerca de 700 dolares. Tudo bem que ele foi muito bem, recebendo 700 dolares ao investir apenas 11$ mas, ele deixou de ganhar 5 mil dólares pelo quarto lugar. Ele trocou 5 mil dólares por 700 dolares.

Espero que tenha compreendido a importância da agressão no momento certo e de forma adequada.

Se compreendeu este ponto, ficará fácil para compreender o próximo:

Jogando como BigStack – Mais de 45 Big blinds

Se conseguiu essa quantidade de fichas, parabéns, estará disputando os 4 primeiro lugares do torneio. Seu objetivo é não dobrar os jogadores com poucas fichas e colocar pressão nos jogadores com uma stack média.

É só isso que você tem que fazer. Nada de ficar arriscando em allin desnecessário. Seu objetivo é cravar o torneio ou ir muito bem nele, então faça por onde. Roube as fichas de jogadores com uma stack média, ataque jogadores NITs e Seguros.

Se você pode estar entre as melhores colocações, não existe motivo para cair nas piores. Seja paciente, observe seus adversários e puna as fraquezas, evitando os pontos fortes de seu adversário.
Esse será seu objetivo e estratégia.

Perceba que é algo bem simples o que te passei aqui, mas se utilizar coerentemente, verá suas chances na mesa final, aumentarem.

Perceba os jogadores que querem uma fatia maior da pizza, e ataque eles. Normalmente eles tenderam a entrar de vez no jogo quando seus adversários com menos fichas forem caindo. Enquanto esses jogadores não caem, ele ficarão na deles, permitindo assim as fichas deles serem levadas por outro jogador. E que esse jogador seja você.

Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.


  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Poker - Como jogar na mesa final? Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli