Cabeçalho em Imagem

Cabeçalho

Novidades

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Poker 01 - Observações Iniciais – Introdução ao Poker como Estilo de Vida

Observações Iniciais – Introdução ao Poker como Estilo de Vida

Para nós que queremos que o poker se torne algo além de Hobby, a pressão é muito maior. Não é fácil trabalhar, cuidar da família e ainda arranjar tempo para o poker. Muitas vezes os horários não batem, as vezes não é possível estudar e arranjar um tempo. Bem, realmente não é fácil, principalmente no começo, conciliar tanta coisa ao mesmo tempo. Se você tem tempo, que é o bem mais precioso do ser humano, deve utilizar da melhor maneira possível dentro de sua visão.

Jogar poker não é algo fácil, principalmente se escolheu jogar MTT ou STG MTT. Cash Game possuem uma ótima vantagem de poder sentar e levantar a hora que achar melhor, o que é bem diferente de STG e MTT dos quais podem demorar mais de 8 horas para terminar, isso se não demorar dias.
Existem diversos fatores que influenciam em seu jogo, e é sobre eles que vamos falar. Esses fatores influenciam não apenas nas mesas mas também fora das mesas. É muito importante que sua vida no poker , possua equilíbrio, e que esse equilíbrio também seja visto em sua vida no dia a dia fora do poker, pois uma reflete seu estado emocional no outro.

Como a Primeira Regra e a mais importante, para vencer no poker é necessário estar em seu melhor ou próximo a isso. Isso implica diversos fatores, tais como seu estado emocional, que se estiver por exemplo nervoso, suas chances de Tiltar tanto nas mesas de poker quanto na vida, podem acabar de forma ruim e trazer consequências nada agradáveis. Na mesa de poker se você Tiltar o máximo que pode acontecer é perder toda sua banca por não controlar suas emoções, e na vida real, entrar em Tilt pode custar seus relacionamentos, amizades, e em alguns casos entrar em tilt pode custar sua vida.

Maturidade é algo essencial em tudo que fazemos na vida. Devemos nos conhecer melhor, nossas falhas, nossos erros, para podemos melhorar, pois no poker, se você não sabe onde precisa melhorar, isso implica que nas mesas, alguém irá se aproveitar de seus erros e usa-los contra você.

Eis outros pontos que acho muito importante no poker:

Ø     Plano de tempo: O planejamento é essencial, saber quando e onde jogar, o tempo que poderá gastar, é de vital importância, não apenas nas mesas de poker, mas também na vida. De nada adianta ser o melhor jogador do mundo de poker e falhar na vida, falhar como familiar, como filho, pai, mãe. Ser o melhor do mundo não compensa em nada se as pessoas que são mais importante para você, não tiverem um tempo em sua vida. Assim como no poker, as consequências podem ser muito ruins se não utilizar o seu tempo sabiamente.

Ø     Equilíbrio emocional: Tanto na vida quanto no poker, o Equilíbrio emocional é de vital importância para tomada de decisões. Quanto somos influenciados pelo que sentimos, tendemos a tomar decisões baseadas em nossas emoções. Eu mesmo já perdi 750$ dolares em 1 hora por não manter ou estar em um equilíbrio emocional. Maturidade em controlar suas emoções é de vital importância. Com o tempo, eu utilizei uma estratégia no poker para lidar melhor com o desequilíbrio emocional no poker. Eu baixava de nível consideravelmente, e aumentava a quantidade de mesas que eu jogava de 20 para 40.

Eu fazia isso porque, eu queria assim como ainda faço hoje, testar o quão ruim e o quanto eu posso controlar, essas emoções. Quando estamos em um desequilíbrio emocional tendemos a ter dificuldades em controlar muitas situações complicadas e complexas, tendemos a nos focar apenas em uma ou duas coisas de cada vez por causa da influência emocional. Ao abrir uma quantidade de mesas superior ao comum, eu estava testando para ver se eu conseguiria controlar o Tilt ou ficaria muito pior. Com o tempo, fazendo esse tipo de manobra com frequência, eu me obriguei a controlar o Tilt e assim nas mesas possuo um maior equilíbrio emocional, me oferecendo assim, melhores oportunidades para conquistar as melhores colocações.

Na vida não é muito diferente, mas o desequilíbrio emocional tem consequências muito piores na vida do que nas mesas de poker. Maturidade é muito importante e devemos buscar para alcançarmos da melhor maneira nossos objetivos.

Ø     Controle de Bankroll: Esse é um assunto antigo e bem batido. O controle da Bankroll é muito importante. Algumas pessoas se sentem a vontade jogando com 5%, 10% ou mais de sua banca, mas o fato é, que quanto maior a porcentagem que utilizar de sua banca, maiores serão as chances de você quebrar ou diminuir consideravelmente o dinheiro que possuí. O desequilíbrio emocional ou o começo do jogo, pode lhe fazer querer arriscar em torneios mais altos, e isso é normal, mas cuidado para não ser enganado pela confiança. Se ainda não consegue bater o Field no limite em que se encontra, se subir de limite, os jogadores lá terão prazer de tirar o dinheiro.

Pode parecer que não, mas eu já quebrei minha banca diversas vezes. Subia de limites sem um controle da banca, jogava tiltado e tudo isso me ajudou a quebrar a banca com maior facilidade. Chega uma hora que aprendemos o porque é tão importante manter um equilíbrio saudável em sua banca. Assim como na vida, tu não quer atrasar suas contas, tu não quer ficar sem ter o que comer, e em relação ao bankroll tu não quer ficar sem ter com o que jogar. É neste sentido que o controle de banca é muito importante.

Se você não vence os limites de 0,25 de 1$, vencer limites de 5$ e 11$ será muito mais complicado.

Como regra para a Bankroll não tenderemos a jogar torneios e STG que custem mais de 1% de nossa banca. Se você for um jogador assim como eu, que joga uma quantidade de mesas absurdas, como 40 mesas, seu planejamento de sua banca deve ser muito superior a esse. Em meu caso, por jogar tantas mesas, utilizo 0,25%, 0,5% e em muitos casos até menos.

Minhas sessões duram cerca de 8  a 12 horas por dia, eu jogo torneios de 11$ e abro diversos torneios desde 0,55$ ou maiores sendo apenas Regulares e não turbos. Aproveito e também abro STG de 1,50 e de 2,50, no total eu jogo mais de 100 jogos em uma única sessão. Sem um controle da banca isso seria praticamente impossível.

Eu sei que aprece ruim a primeira vista, controlar a banca, mas se tiver controle agora enquanto está nos microlimites, garanto que não terá problemas quando estiver nos limites mais altos.

Ø     Concentração na hora que estiver a jogar poker: Este é um dos fatores mais importantes e eu já me peguei falhando em relação a isso diversas vezes. Eu me lembro de jogar poker e fazer outras coisas ao mesmo tempo como assistir algum filme, assistir algum anime, tocar violão, jogar com os amigos e familiares por perto. Bem, não que fazer isso ao jogar poker , isso retira o foco que deveria ser empregado apenas para o poker.

Poker não é um jogo do qual pode-se jogar sem foco, de fato, você até pode, mas se quer melhores resultados ter o foco apenas nas mesas de torneio ou STG trara melhores resultados do que não estar focado. Isso por exemplo poderia acontecer no transito onde um piscar de olhos, um virar de cabeça pode ocorrer um acidente fatal. É claro que quando está dirigindo e tem um foco no que está fazendo, as chances de acontecer um acidente diminuem drasticamente e isso também funciona de igual maneira no poker.

O foco é muito importante, assim como o tempo é importante e também o controle da banca. Um erro é tudo o que você precisa cometer para perder a chance de pegar as melhores colocações.

Ø     Volume de Mesas: O volume de mesas é muito importante e com o tempo, somos obrigados a adicionar mais mesas.

Eu já passei por isso e também vi diversos profissionais passando pelo mesmo caminho. A questão de aumentar a quantidade de mesas não está relacionado com sua habilidade e estratégia de jogo e sim com a capacidade de seu cérebro processar as informações a tempo para que possa abrir mais mesas sem sobrecarregar o sistema.

Conforme vamos estudando, nossas habilidades vão aumentando e em consequência nosso cérebro processa informações cada vez mais rápido. Com o tempo, começamos a separar quais informações são mais importantes e quais são menos importantes. Por causa dessa separação de importância da informação, conseguimos nos concentrar em mais de uma mesa.

Quando vemos um jogador jogando 40 mesas, não é porque ele é muito bom, mas é porque a velocidade de raciocínio deste jogador, o permite com uma estratégia bem definida, jogar uma quantidade gigantesca de mesas e ainda ter lucro. De fato, este jogador começou com uma mesa. Com o tempo seu cérebro começou a analisar informação com maior rapidez, o que o faz observar quais detalhes são mais importantes e quais são menos importantes.

Depois de um tempo, a parte consciente de seu cérebro, não necessita mais se focar em uma quantidade de informações grande, a parte consciente fica com o óbvio, que é ver as cartas e analisar as informações que ocorreram até a ação chegar a você. Nosso subconsciente e nosso inconsciente ficam com a parte mais difícil.
Enquanto tu pensa que uma determinada ação é normal e comum, seu cérebro é obrigado a calcular milhares de informações para você chegar a tomar uma determinada decisão de forma consciente, tão rápido que nem percebemos que a decisão consciente já foi tomada antes de decidirmos qual era a melhor decisão a ser tomada. Em nossa parte consciente, apenas escolhemos entre opções que surgem, as vezes duas opções, as vezes mais opções, e nem nos damos conta de que nosso cérebro teve que fazer cálculos gigantesco que poderiam ser escritos em um caderno de 10 matérias, isso em apenas uma análise de mãos, e ele fez tudo isso, em menos de um piscar de olhos.

Eu disse tudo isso para que compreenda que quanto maior sua experiência, maior será a quantidade de mesas que abrirá. No momento abra uma quantidade de mesas da qual consegue jogar bem com ela, em seis meses posso garantir que estará abrindo mais, e em 4 anos estará abrindo muito, mas muito mais mesas.

Concentre-se no jogo e na teoria, não precisa ficar impressionado com a quantidade de mesas que um jogador abre e ficar se perguntando qual o segredo. Não existe segredo e tentei deixar o mais bem explicado nos parágrafos acima.

Aumentar as mesas, isso virá com o tempo. Forçar que isso aconteça antes de seu cérebro estar preparado é o mesmo que bombardeá-lo com uma quantidade de informações que ele ainda não está preparado para processar, em consequência desta ação, sua concentração diminui, começa a descartas mãos como AA, KK, QQ, por causa da quantidade de informações que seu cérebro tenta processar ao mesmo tempo, e isso faz acontecer pequenos erros ou grandes.

Quando descartamos AA não é porque nosso cérebro não viu, mas sim porque ele não conseguiu processar a informação a tempo de sua mente consciente tomar a decisão de jogar com está mão. Ou seja, seu cérebro está tão sobrecarregado que a informação não chega a tempo para que a ação seja tomada e por isso, tendemos a tomar a decisão mais óbvia, o fold.

O fold gasta menos energia e mantem o cérebro fazendo os processos que estava fazendo sem a necessidade de adicionar uma nova informação que sobrecarregaria o sistema.

Não adianta forçar seu cérebro a fazer algo quando ele não possuí a velocidade adequada para processar as informações. O volume de mesa está relacionado com o tempo e com sua habilidade, e assim permite que jogue várias mesas ao mesmo tempo.

Este foi o primeiro artigo. Espero que tenha gostado. No próximo artigo continuaremos a abordar o poker, só que desta vez, será sobre aspectos de jogo na mesa.


Obrigado por ler. Atenciosamente Gabriel Melo.



  • Comentários do Blogger
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

As opiniões expressas ou insinuadas pertencem aos seus respectivos autores e não representam, necessariamente, as da home page ou de quaisquer outros órgãos.

Item Reviewed: Poker 01 - Observações Iniciais – Introdução ao Poker como Estilo de Vida Rating: 5 Reviewed By: Gabriel Orcioli